A Meio Biótico foi criada com a finalidade de oferecer serviços de excelência em licenciamento, planejamento e conservação ambiental.

Visamos a execução de projetos por meio da identificação de condicionantes, potencialidadesfragilidades e do reconhecimento das responsabilidades ambientais, respeitando a legislação vigente, assim como a aplicação dos conhecimentos de experiências bem sucedidas no planejamento territorial ou na conservação da biodiversidade.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM EDUCADORES NA REGIÃO DA USINA HIDRELÉTRICA BARRA GRANDE

Professores conhecem o Programa de Reintrodução da Dyckia distachya

Nos dias 13 e 14 de abril e 10, 11 e 12 de maio, a BAESA, por meio da equipe da Meio Biótico Consultoria, realizou o Curso de Formação de Educadores, uma das ações que compõe o Programa de Educação Ambiental “Conservação e Manejo de Dyckia distachya”, desenvolvido pela empresa na região. Ao todo, 67 professores participaram do evento: 14 da Escola Estadual Isidoro Silva (Anita Garibaldi/SC), 26 da Escola Municipal Tadeu da Silveira (Pinhal da Serra/RS) e 27 da Escola Municipal Casemiro de Abreu e Escola Municipal Itinerante Motas (Campo Belo do Sul/SC).

O objetivo do Curso de Formação de Educadores é repassar aos docentes informações sobre a Dyckia distachya, bromélia endêmica da bacia do rio Uruguai, cuja sobrevivência esteve ameaçada por conta da formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Barra Grande. Para evitar sua extinção no local, a BAESA lançou o Programa de Reintrodução da Dyckia distachya, que inclui a formação de uma coleção ex situ na Usina e a procura por locais adequados para a reintrodução da espécie. E como a bromélia faz parte do patrimônio histórico e biológico da região, sua conservação também depende da compreensão e da participação da comunidade.

Um dos aspectos destacados no Curso de Formação de Educadores foi a apresentação do Programa de Reintrodução da Dyckia distachya, cujos resultados são expressivos: até o momento foram introduzidas 865 touceiras de plantas adultas, 8.484 plantas jovens e milhares de sementes da espécie em oito Áreas de Relocação. As plantas já estão se reproduzindo através de brotação, algumas sementes já germinaram e as novas plantas sobreviveram por mais de um ano.

Para conhecer na prática o trabalho realizado com a Dyckia distachya, os professores visitaram duas Áreas de Relocação: uma implantada na Usina Hidrelétrica Barra Grande e a outra na Florestal Gateados, empresa que também apoia o programa. Além disso, eles fizeram plantio de mudas e participaram de atividades lúdicas relacionadas com a conservação da natureza, como a elaboração de mosaicos com materiais reciclaveis, utilizando como tema elementos da fauna e flora regionais.


Educadores visitando os canteiros da coleção ex situ de Dyckia distachya na Usina Hidrelétrica Barra Grande, Pinhal da Serra, RS.

Educadores conhecendo uma área de relocação da Dyckia distachya, na Florestal Gateados, Campo Belo do Sul, SC.

Educadores apresentando seus mosaicos com temas da biodiversidade regional